domingo, 16 de outubro de 2011

O que se aprende no reconto de histórias?
Em primeiro lugar, acredito que no reconto de histórias se aprende a ter prazer pela leitura, as crianças aprendem a apreciar as histórias, se envolvem e são capazes de contá-las muitas vezes apropriando-se da linguagem discursiva do gênero lido. O reconto desperta nas crianças o desejo de serem contadores de histórias, de ler para conhecerem novas histórias e assim poderem discernir e serem capazes de avaliarem criticamente um livro, história ou autor, de recomendar essa história e fazer propaganda da mesma quando achar interessante.
Todo esse trabalho de reconto que fazemos em sala de aula resulta em um aluno mais criativo, participativo com habilidades orais melhores desenvolvidas e com uma flexibilidade cognitiva maior com relação a outras crianças que não tem a mesma oportunidade de compartilhar leituras de gêneros variados na escola. O reconto permite que as crianças desenvolvam suas próprias capacidades e cada vez mais sinta sua imaginação estimulada por meio do incentivo da leitura que modeliza seu professor.
Para tanto, é necessário que sejam oportunizados aos alunos muito contato com diferentes textos e que o professor consiga atingir o objetivo de oferecer boa leituras, através de planejamento e preparo antes de ler para seus alunos.
Eu costumo oferecer leitura diária de qualidade para meus alunos, normalmente contos de fadas e histórias variadas, poesias e outros gêneros, oportunizando na roda de leitura para que sempre um aluno compartilhe uma história que levou pra ler em casa, pois mesmo que nem todos ainda leem convencionalmente, conseguem fazer escolhas e compartilhar das leituras já lidas por seus pais ou mesmo por mim.
Analiso minha prática de forma contínua e sei que ainda tenho muito o que aprender, mas sei que já se iniciou uma mudança de postura diante das atividades de leitura em sala de aula e isso me deixa muito animada e estimulada, pois como educadora que sou levo comigo a vontade de melhorar cada vez mais e propiciar aos meus alunos maior qualidade na sua formação , e um dos melhores caminhos, ao meu ver, é o caminho da leitura, pois só assim que formaremos alunos conscientes de seus deveres e direitos, capacitados para colaborarem com um mundo melhor.

Cláudia Chiavegatti Sampaio Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário