sexta-feira, 13 de abril de 2012

NORMAS DA ESCOLA PARA O ANO DE 2012

ESCOLA MUNICIPAL "VERA" NORMAS DA ESCOLA PARA O ANO DE 2012
1 – Direção: Silmara Aparecida Borges 
2- Coordenação: Celia Regina Rodrigues de Souza
3- Vice Diretora: Neuza Maria Nadal
 Auxiliar administrativa: Nanci Cibele dos Santos Souto 
Professoras: Andreana, Celiamara, Claudia, Dirce, Feranda, Gislaine, Jeane, Lígia, Liliana, Marisa, Renata, Samira, Sonislei, Sueli M., Sueli P., Vanessa
 Funcionárias: Ana Paula, Cassia Rita, Cassia, Eliete, Elizabete, Fátima, Ivete, Josilene, Jussara, Márcia, Maria Rosa, Rosália, Simone
3- Horário Funcionamento da EM “Vera”: 7:00 às 17:30h 4- Horário de aula: 7:00 às 12:00h (manhã) 12:30 às 17:30h (tarde) 7:00 às 17:00 (integral) OBS: Os horários de entrada e saída devem ser observados. A tolerância de atraso por motivo justo é de 10 minutos, mediante justificativa, por escrito do responsável. Problemas com o transporte escolar será uma exceção. Após o horário de aula, qualquer fato que ocorrer com seus filhos, devido ao atraso dos pais, é de total responsabilidade dos mesmos. Pedimos chegar 05 minutos antes da entrada e 10 minutos antes da saída pois, além das crianças ficarem preocupadas com o atraso, na saída as professores terminam seus horários e as funcionárias, estarão cuidando de seus afazeres. 
5- Comunicação entre Escola e Família Todas as crianças terão uma Pasta com o caderno de Recados, através da qual a professora entrará em contato com os responsáveis. Os bilhetes deverão ser assinados e devolvidos para o professor no dia seguinte.
 6- Horário de Atendimento aos Pais: Os pais serão informados através de bilhetes 
7- Reunião de Pais São 04 reuniões de presença obrigatórias e comunicadas através do caderno de recados. É importante o comparecimento do pai ou responsável, em reuniões marcadas. A seriedade dos pais em relação ao estudo do filho, desperta nele a confiança e a responsabilidade pela escola. Sempre que houver necessidade de falar com a direção, procure pessoalmente ou por telefone. 
 8- Frequência O aluno poderá ser eliminado, se faltar às aulas durante 10 dias letivos, sem comunicar a escola. Se houver necessidade que a criança falte por vários dias, o responsável deverá entrar em contato com a escola, através de documento escrito ou atestado médico que será arquivado. 
 9-Hierarquia Fazer uso do horário de atendimento aos pais, quando a professora estará a disposição para todo assunto relacionado à criança. Se não houver disponibilidade nesse horário , os pais deverão entrar em contato com a diretora ou coordenadora que tomará as devidas providências. NÃO INSISTIR PARA SER ATENDIDO PELA PROFESSORA NO INÍCIO OU DURANTE AS AULAS. 
10- Merenda Escolar A escola fornece diariamente lanche na entrada e merenda com cardápio elaborado pela nutricionista da SME, a criança tem boa alimentação e não necessita de lanche caseiro. 
11- Medicamento / Consulta Médica A escola não está autorizada medicar criança. Quando estiver em tratamento ou em casos de doenças contagiosas como rubéola, catapora, caxumba,conjuntivite, etc..., a criança deverá ficar em casa até o total restabelecimento. A mãe deve organizar para que os horários de medicamentos ocorram em casa. Caso o horário coincida com o horário da aula, alguém da família deverá vir até a escola para administrar o remédio. POR FAVOR, NÃO MANDE REMÉDIO COM A CRIANÇA, não nos responsabilizaremos por eventual ingestão. As consultas das crianças devem ser marcadas em horário contrário ao da escola. As consultas marcadas em horário da aula não dão direito à permanência na escola.
12- Higiene Se a criança estiver com piolhos, é aconselhável não freqüentar as aulas até que a doença desapareça, o que acontecerá quando a cabeça estiver completamente desinfectada. A escola não se responsabiliza pela limpeza da cabeça, pois pode causar constrangimento na criança. Enviar a criança com o cabelo limpo e penteado. Durante o período de aula, a criança não usará chupeta, mamadeira e fraldas. A criança, quando no banheiro, fará sua higiene sozinha. Não é possível a professora fazer a higiene da criança, pois estará cuidando das outras na sala. O uso de escova de dentes é de extrema importância. A escova fica na bolsa da criança juntamente com a toalhinha e o pano de prato e deve voltar limpos para a escola todos os dias. O creme dental, em algumas salas. fica na escola e é de uso coletivo. 
13- Bolsa da Criança Apenas crianças do 2º , 3ºe 4ªano usarão bolsas com rodinhas. 
14- Jóias e brinquedos A criança não pode vir para a escola com jóias. A escola não se responsabilizará pela guarda ou pela perda da mesma. Somente às sextas-feiras a criança poderá trazer um brinquedo simples e barato que não desperte brigas com outras crianças.
 15- Vestuário A criança deverá usar short ou bermuda com elástico e camiseta branca limpos. É proibido o uso de saia, calça com ziper ou botão, macacão, cinto. O calçado deve ser preferencialmente chinelo ou tênis limpos. Evite tamancos e saltos altos para as meninas. Por favor, oriente sua criança para pedir à professora, quando sentir vontade de ir ao banheiro, evitando assim se sujar na roupa. É aconselhável enviar uma troca de roupa, caso aconteça algum imprevisto. 
16- Dispensa de alunos Só acontecerá, a pedido dos pais com documento escrito citando o nome da pessoa encarregada de retirar a criança da escola e no caso de grande necessidade. A escola não permitirá a saída da criança com outro menor, a não ser que o responsável assuma, por escrito, a responsabilidade. NÃO INSISTA. 
 17- Festas e comemorações As crianças participarão dessas festas com a anuência dos pais, ciente que a escola trabalha o caráter cultural e folclórico dos mesmos. 
18- Colaboração espontânea A colaboração espontânea não é obrigatória, porém de fundamental importância. O envelope será enviado todo final de mês e deverá ser devolvido até o dia 10 do mês seguinte. O envelope é documento da escola devendo ser conservado e limpo. 
19- Lista de Materiais A lista de materiais vale apenas como sugestão, não é obrigatória. Alguns materiais são coletivos, portanto todos poderão usar.
 20- Tarefa É obrigação dos pais, verificar o material e a cuidar para que a tarefa enviada retorne para a sala na data marcada pela professora. A tarefa deve ser feita pela criança e orientada pela mãe ou responsável, nunca feita por irmãos ou a própria mãe. Alguns alunos necessitarão de aula de reforço escolar, que será dado no período inverso. Os pais serão informados através de bilhetes. Nesse dia os pais ou responsáveis, deverão buscar a criança na escola. 
21- Socialização É dever do aluno respeitar o patrimônio escolar, os adultos e as crianças com as quais estão convivendo, respeitar os combinados da sala de aula. Nessa faixa etária a criança brinca muito, mas ainda é egocêntrica e por isso briga com os colegas e se mordem. A professora não permite, mas sabemos que faz parte da afirmação da socialização e muitas vezes acontece. Nesse caso, a criança é orientada a assumir a responsabilidade. 
22- Parque Apesar de cuidados redobrados, pode acontecer da criança cair e, às vezes se machucar. Nesse caso a família será avisada imediatamente. Como a criança está em contato com a terra estão sujeitas a ser picadas por algum inseto. Prestaremos o devido socorro. A EM"VERA" coloca-se a sua disposição para maiores esclarecimentos ou informações adicionais.


 Muito Obrigada. EM “VERA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário