domingo, 18 de setembro de 2011

projeto meio ambiente

PROJETO: CIDADÃOS DO FUTURO: O PLANETA EM FOCO

INTRODUÇÃO
                    Diante a necessidade de uma consciência critica sobre as relações entre homem e natureza a Secretaria de Educação estabelece ações a serem desenvolvidas por meio das atividades pedagógicas na promoção de uma transformação de hábitos, atitudes e valores necessários na reorganização dessas relações estabelecidades.
Partindo da peculiaridade das crianças o projeto Cidadãos do futuro: o planeta em foco propõe e instiga novas descobertas e curiosidades. O contato com a natureza, a exploração do meio natural é tão recheado de segredos quanto o mundo da criança.
OBJETIVOS
Ø  Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência;
Ø  Observar e preservar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a pratica investigativa de cada criança.
Ø  Conhecer a biodiversidade brasileira, assim como os perigos da não preservação.
Ø  Conhecer a importância do meio ambiente no nosso modo de vida  no nosso dia-a-dia.

CONTEUDOS
Importância da preservação ambiental e dos cuidados com a natureza;
Biodiversidade da flora e flora;
Flora e fauna em extinção e flora e fauna exótica;
Leitura informativa;
Leitura literária – poemas, historia contos, musicas;
Exposição de arte.

METODOLOGIA
Atividades orais e escritas
Leitura informativa sobre fauna e flora (diversidade, extinção, exótica e etc.)
Confecção – álbum com as pesquisas realizadas e as leituras informativas sobre a biodiversidade brasileira;
Musicas- planeta água e Herdeiros do futuro
Confecção com materiais recicláveis;
Técnicas de pinturas;
Confecção de cartazes informativos
Confecção de maquete- representando cidade limpa e cidade poluída;
Parlendas, contos, poesias e rimas;
Desfile de primavera;
Peça teatral “a sementinha”;
Passeio ao viveiro municipal.

AVALIAÇÃO
É por meio da vivência e experiência que o aluno transforma e constrói conhecimentos, reformula conceitos e adquiri novos saberes. Assim a avaliação na educação infantil se da na pratica, no dia a dia, pois o processo de construção e elaboração é que são levados  em conta.

REFERENCIAS
Referencial curricular nacional de educação infantil. Vol. 3
Plano de Educação Ambiental – EA –Secretaria Municipal de Educação.

 professora elaboradora - maria de jesus silva dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário