quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A ciranda de Anamaria

A ciranda de Anamaria

Anamaria era uma menina esperta, carinhosa, que tinha uma porção de amigos em todos os lugares. Gostava de brincar de pique, de pular elástico e corda, de bonecas e de bola. Mas o que Anamaria gostava mais que tudo era de brincar de roda.
Na escola, no clube e no prédio, todos seus amigos já sabiam desta mania. Quando era sua vez de escolher a brincadeira, Anamaria decretava: 'vamos brincar de roda!' E a criançada ficava na ciranda da Ana, rodando e rodando sem parar.
Conforme o tempo ia passando, as crianças começavam a ficar tontas de tanto brincar de roda. E pediam: 'vamos brincar de outra coisa, Anamaria!'. Ela, que era boa amiga, concordava. Mas, no dia seguinte, já queria cirandar novamente.
E Anamaria gostava tanto de brincar de roda que brincava mesmo quando estava sozinha. Em casa, abria os braços e começava a cantar suas musiquinhas, rodando e rodando sem parar. Pai Francisco entrava e saía da roda, anéis de vidro se quebravam. E ela rodando, rodando, rodando.
De tanto brincar de roda, um dia a menina não conseguiu mais parar. Começou a querer ficar rodando, sempre. Rodava até ficar zonza, parecendo uma baratinha tonta! Sua mãe, preocupada, consultou um médico, que diagnosticou:
  • Anamaria está com ciranda ciranditis aguda!
  • Qual o remédio, doutor? - perguntou a mãe aflita.
  • O remédio é deixá-la rodar! Uma hora ela enjoa e para.
E o tempo passava sem que Anamaria enjoasse da roda. Gostava de rodar, rodar, rodar sem parar. Não cansava de sua brincadeira favorita. Tornou-se tão craque que não enjoava mais. Já seus amigos, por outro lado, não conseguiam nem vê-la rodando: ficavam zonzos só de olhar!
Anamaria ficou triste de seus amigos não quererem rodar com ela. Mas ela gostava tanto tanto tanto da brincadeira que não conseguia mesmo parar. E seguia brincando sozinha. Até que um dia não precisou mais ficar sozinha.
Tonico era um menino levado, que jogava bola e bolinhas de gude, soltava pipa e brincava de carrinhos. Mas o que Tonico gostava mesmo era de brincar de pião.
O pião rodava e rodava e Tonico ficava parado, admirando. Como gostava de ver as voltas que ele dava! Os outros meninos não achavam muita graça, e ele acabava brincando sozinho. Até o dia em que mudou de escola.
Primeiro dia de Tonico na escola, primeiro recreio. Ele foi com seu pião para o pátio. Ia começar a brincar quando Anamaria chegou e começou a rodar. E ele adorou aquilo! Se apresentou. Ficaram amigos.
E Anamaria continuou rodando, rodando. Tonico continuou olhando, olhando. Cresceram, mudaram suas manias. Mas gostavam tanto de ficar juntos que não mudaram isto. Casaram, tiveram dois filhos. Uma menina que brinca de pião. E um menino que adora rodar e rodar. E os pais, rindo muito, deixam os dois cirandarem juntos. Porque a vida está sempre girando e bom mesmo é aproveitar!


Professora Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário