terça-feira, 18 de junho de 2013

Produção oral com destino escrito

Produção oral com destino escrito

Pensando no trabalho com diferentes gêneros textuais as professoras do 1° ano A e B da E.M.Vera decidiram fazer um trabalho coletivo com as duas turmas e a proposta escolhida foi a confecção do painel da festa junina.
Num primeiro momento a professora do 1° ano B, conversou com seus alunos que eles iriam fazer um painel da festa junina para enfeitar a escola e propôs a eles que convidassem a turma do 1° ano A para ajudar nesta tarefa. Eles gostaram da ideia, mas ao mesmo tempo surgiu a dúvida de como isso seria possível, pois uma turma estuda no período da manhã e a outra no período da tarde, como eles iriam se comunicar para combinar o que cada turma iria fazer? Como iam trocar as ideias? Como fazer um painel coletivo se em nenhum momento eles iriam se encontrar?
Foi neste momento que as professoras falaram da proposta dos bilhetes, que eles podiam se comunicar escrevendo bilhetes para a outra turma. E assim foi feito.
O primeiro bilhete foi do 1°ano B, para o 1° ano A. e ficou assim:



      No dia seguinte a professora do 1° ano A também conversou bastante com a sua turma sobre o trabalho que seria realizado. Leu o bilhete para os seus alunos e eles reponderam da seguinte maneira.


E assim foi realizado o trabalho, com algumas trocas de bilhetes.

E o produto final deste trabalho ficou assim.

1° ano A e B

Professoras Cláudia e Vanessa






Um comentário: