A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Brincando, jogando, cantando, ouvindo histórias, o educando estabelece conexões entre seu cotidiano e a matemática, entre a matemática e as demais áreas do conhecimento e entre diferentes temas temáticos.
Diversas ações intervém na construção dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo sequência numérica, fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e localizar-se espacialmente. Essas ações ocorrem fundamentalmente no convívio social e no contato das crianças com histórias, contos, músicas, jogos, brincadeiras, etc.
As noções matemáticas abordadas na educação infantil corresponde uma variedade de brincadeiras e jogos, principalmente aqueles classificados como construção de regras.
Vários tipos de brincadeiras e jogos que possam interessar à criança pequena constituem-se rico contexto em que ideias matemáticas podem ser evidenciadas pelo adulto, por meio de perguntas, observações e formulação de propostas. São exemplos disso cantigas, brincadeiras como dança de cadeiras, quebra-cabeças, labirintos, dominós, dados de diferentes tipos, jogos de encaixe, jogos de cartas etc.
Prof° Celiamara Arrais
Jd. II "A" parcial
jun-jul/12
É isso mesmo Profª Celiamara... Jogos neles!!!
ResponderExcluirDaniele