terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alunos do 2° ano A - Aula de Educação Física

Esta é uma aula usando bolas de bexiga revestida de tecido. Com o auxílio do Professor Almir, as crianças executaram movimentos de alongamento e coordenação motora.








Professora Dirce

Projeto Brasil Escola

Parceria com os voluntários do Banco Santander.
O Projeto Brasil Escola tem o objetivo de contribuir para  a melhoria da qualidade na educação oferecida pela escola pública  de ensino básico, por meio de participação voluntária de funcionários do Grupo Santander Brasil, seus familiares, amigos, clientes, fornecedores, entre outros públicos de relacionamento, de maneira conjunta e integrada com dirigentes e demais membros da comunidade escolar.
A Comunidade Escolar participou do processo de avaliação e planejamento da escola: INDIQUE - Ação Educativa, no início do ano, e nossos parceiros já tem atuado junto as necessidades da Escola.
À todos os colaboradores o nosso muito obrigado.
Direção da E.M. Vera

domingo, 28 de agosto de 2011

releitura da obra familia da tarsila amaral




Assim como as diferenças que uma sala de aula abriga as familias possuem suas diversidades e tendo como base a OBRA DA TARSILA DO AMARAL - FAMILIA  os alunos fizeram juntos  a releitura da tela  cada qual escolhendo o personagem a qual se identificou.e por fim um painel foi montado com as releituras feitas e exposto.

profª MARIA

sábado, 27 de agosto de 2011

Outro Soldadinho de chumbo

Outro Soldadinho de chumbo

( Adaptado do conto famoso de Hans Christian Andersen )
Semana passada foi meu aniversário, e eu fiquei muito animado com os presentes!
Menino
Claro que eu gosto de bola, pipa, jogos e muito mais, e ganhei de tudo um pouco. Mas nada se compara aos soldadinhos de chumbo, com suas armas e uniformes incríveis, que ganhei do meu tio. Comecei logo a brincar, e não queria mais parar.
Soldadinhos de chumbo
Tinha vários soldados, amigos e inimigos, antigos e modernos, formando exércitos quase de verdade. Lutamos muitas batalhas, sempre vencendo, é claro.
Um dos soldadinhos veio com uma perna faltando, mas ele era o mais esperto, e eu ganhava todas quando ele fazia parte da luta. Até a bailarina da caixinha de música ficava alegre quando ele brincava comigo e acertava os inimigos!
Soldado atirando deitado
- O problema é que no dia seguinte chegou um cara chato, filho de uma amiga da mamãe. As duas ficaram de papo na sala, blá-blá-blá, bla-bla-bla e eu aturando o garoto. Em tudo ele mexia sem pedir "por favor". Foi logo abrindo armários e gavetas, botando os brinquedos novos todos para fora, na maior bagunça, espalhando palavras más enquanto jogava tudo pelo chão: "este é velho", "este é feio", "este parece bobo"... Sabe o tipo que finge que não ouve o que a gente diz? Tentei chamar a mamãe, mas as duas continuavam na sala bla-bla-bla blá-blá-blá.
Chato
Voltei para o quarto bem na hora que o chato jogava pela janela meu soldadinho de chumbo favorito de uma perna só, enquanto tocava minha corneta, que eu também não emprestei.
-Joguei fora aquele soldado com defeito, não serve mais para mim. Eu só gosto de tudo o que é perfeito (disse o garoto chato).
O tempo estava ficando feio junto com a minha raiva ( e a da bailarina também ). Caía uma chuva forte, inundando as ruas.
temporal
Meu soldadinho caiu pela janela aberta, mas eu não pude pegá-lo de volta: um barquinho de papel estava passando ali embaixo bem na hora, e foi dentro dele que o soldadinho caiu.
barquinho
E o barquinho foi navegando rápido pelas águas das ruas, entrou pelo bueiro, passou por baixo das casas, das praças, das padarias, das lojas, das escolas, farmácias, até chegar no mar.
Mar
Chegando lá, a onda do mar foi forte demais para o barquinho de papel, que se desdobrou. E o soldadinho de chumbo foi afundando, afundando, querendo muito que eu o salvasse, mas sem descobrir como. Quando estava quase chegando à areia do fundo do mar, onde eu jamais conseguiria pegá-lo...
Peixe grande
Um peixe guloso pensou que ele fosse um delicioso alimento. Abriu o bocão e engoliu o soldadinho de chumbo inteirinho, que só assim não caiu no fundo do mar.
Pouco depois, o mesmo bocão foi morder a isca do anzol do pescador, que o tirou do mar para vender.
Quando mamãe foi ao mercado, comprou várias coisas, e já estava quase indo embora quando viu os peixes frescos chegando. Parou para escolher algum bem saboroso. Olhou bem, apertou aqui e ali, até ficar satisfeita com aquele.
Ao preparar o peixe para a janta, abriu sua barriga e encontrou lá dentro o soldadinho que estava faltando. Logo me chamou, e eu fiquei muito contente:
- Meu soldadinho voltou!
Lavei bem, e corri para o quarto para mostrar a todos os meus brinquedos quem tinha voltado para casa.
A bailarina, que tinha passado os dias triste e paradinha, voltou a ligar a música e dançar de alegria. O soldadinho parecia que só tinha saudades dela.
Soldadinho e bailarina
© Disney
( Acho que estão namorando)
O bom mesmo é que, deste aniversário em diante, eu é que resolvo quem entra ou não entra mais no meu quarto, e mexe nos meus brinquedos. Aqui não é lugar para qualquer um e, se eu não gostar, já sei botar os chatos para fora.
Cai fora 
Professora Vanessa

O não casamento da Dona Baratinha

O não casamento da Dona Baratinha

 


Dona Baratinha, quando pequena, não tinha o nome de Dona Baratinha. Ela tinha o nome de Baratinha, e só. E quando era pequena, a Dona Baratinha gostava de estudar, ver desenhos, ler historinhas, brincar de pique-esconde com seus amiguinhos. Mas, tinha uma coisa que Dona Baratinha gostava mais do que tudo. Dona Baratinha gostava de brincar de casinha. E fazia comidinha, alimentava as bonequinhas, e fingia que era casada com o Lagartinho, seu vizinho.
O tempo passou, Dona Baratinha cresceu. Como sempre foi muito estudiosa, Dona Baratinha cursou uma boa universidade e conseguiu um ótimo emprego. Montou sua casinha, do jeitinho que queria, toda rosinha, toda limpinha, toda cheia de coisinhas bonitinhas. Tinha tudo o que sempre quisera. Menos o marido.
Dona Baratinha achou que era chegada a hora de se casar e começou a procurar pelo seu Príncipe Encantado. Começou, claro, pelo Lagartinho – que a esta altura já era o Sr. Lagarto. No começo do namoro, o Sr. Lagarto era atencioso, cobria Dona Baratinha de carinhos. Mas, conforme os dias se passaram, foi se tornando um tanto relaxado. Mal olhava para a Dona Baratinha, só queria saber de futebol na televisão. Então, Dona Baratinha viu que aquele não era seu Príncipe.
Passou um tempinho e a Dona Baratinha conheceu o Sr. Chico Chicudo. Era um macaco peludo que vivia ali na vizinhança e sempre tivera uma quedinha pela Dona Baratinha. Começaram a namorar. O Sr. Chico Chicudo era amável, gentil e muito carinhoso. Mas Dona Baratinha percebeu, depois de um tempinho, que não o amava, e viu que ele não poderia ser o seu Príncipe. Mais uma vez, terminou o namoro e ficou sozinha.
Dona Baratinha não desistia de sua busca, sabia que seu Príncipe estaria em algum lugar. Apareceram em sua vida o Doutor Grilo, o Sr. Calango, o Zé Ratão. Foram vários namoros, mas nenhum casamento.
Depois de tanto procurar seu Príncipe, Dona Baratinha ficou cansada. Não era possível que só aparecessem sapos em seu caminho! Então, tomou uma decisão: não iria mais procurar Príncipe nenhum! Viajou para vários lugares, conheceu muitas pessoas, fez milhares de amigos que a amam intensamente. Mudou de emprego uma vez. E outra, e outra. Mudou de carreira, de corte de cabelo, de cor de unhas. Mudou de ideia. Muitas e muitas vezes.
Hoje em dia, Dona Baratinha continua solteira, e conheceu mais um tantão de sapos. Mas, não se incomoda mais com isso. Tem uma vida rica, cheia de experiências maravilhosas. Tem uma família linda, amigos incríveis, um emprego que a enche de alegrias. E tem a certeza que, um dia, ainda cruza com seu Príncipe Encantado. Em algum lugar por aí, mundo afora, ele está escondido. E este é o melhor motivo para ela continuar viajando, viajando, viajando...
 

Professora Vanessa

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA

PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA
ESCOLA MUNICIPAL VERA



O Planeta Terra sofre consequências e ameaças ambientais provocadas por ações prejudiciais dos seres humanos.
A Educação Ambiental é de suma importância para que a humanidade assuma uma prática voltada à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável.
Considerando a importância da temática ambiental para os dias atuais e a visão integrada do mundo, a escola deve oferecer meios para que o aluno compreenda os fatos naturais e humanos, desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais que permitam viver numa relação construtiva consigo e com o meio.

      • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Inventariar, levantar e cadastrar informações que interagem com a arborização da escola,

- Incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento dos alunos em relação ao mundo físico e social, ao tempo e a natureza;

- Envolver e integrar a população, direção, coordenação, professores e alunos através do plano de arborização;
- Arborização do ambiente escolar, desenvolvendo atitudes de preservação.


       • CONTEÚDO

- Levantamento das espécies;
- Plantio de várias espécies na escola;
- Cuidado e preservação das mesmas.

      • AÇÕES:

- Arborização e recuperação da área da escola.

     •AVALIAÇÃO

- Mudanças de comportamento dos educandos na comunidade escolar, exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade.


















segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A menina que odiava livros

Animação conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.

A menina que odiava livros

Professora Vanessa

Bonequinha Preta - Colcha de Retalhos

Dentro do projeto Bonequinha Preta, os alunos do Jardim I, da Prof° Vanessa, junto com os seus pais, farão uma colcha de retalhos.
Veja só como está ficando linda a nossa colcha!!!

ARTHUR

  
 LETICIA

 
 ANA CLARA

 SABRINA

LAYS

Agradeço aos Pais pelo carinho e dedicação ao nosso trabalho!!!


PROFESSORA VANESSA


domingo, 21 de agosto de 2011

vídeo leãozinho

 Vídeo Leãozinho
 

Professora Dirce

para pensar

Pense:...
Na educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas.


Prof° Vanessa

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Projeto de Cantigas Populares - Programa Ler e Escrever

O Projeto de Cantigas foi produzido durante o 1° semestre de 2011 pela turma do 1° ano C, coordenado pela Prof° Janaina na E.M.Vera.
Agradecemos a colaboração de todos que fizeram parte e contribuiram para o desenvolvimento do projeto.
Participaram do coral nossos pequeninos: Alan, Ana Beatriz, Ana Júlia, Ana Vitória, Beatriz, Erick, Gabriel, Giovana, Heloísa, Henrique, Hugo, Isabela, Isadora, Jhonny, Júlia, Leonardo, Ludmila, Maria Eduarda B., Maria Eduarda, Mateus, Mônica, Murillo, Pablo, Rebeca e Tiago.

Vamos ver agora como foi a entrega do CD para o Jardim I- A da Prof° Vanessa.

 1° ano - apresentação
 

 Entrega


Músicas


FOTOS